Papo de amiga: Anorexia e Bulimia

Hoje, ainda na temática da nossa nova campanha, eu vim falar sobre duas doenças que afetam muitas adolescentes hoje em dia, que são a anorexia e a bulimia.

O que são?

Anorexima: Anorexia é a sensação muito diminuída de apetite. Na maioria dos casos, os estudos científicos focam seus estudos na anorexia nervosa. Nem sempre, contudo, a anorexia pode ser explicada por transtornos de ordem alimentar. A Anorexia também pode ter causas que não remetem, necessariamente a um distúrbio.

Bulimia: Bulimia nervosa é uma disfunção alimentar. Tem incidência maior a partir da adolescência e de 3 a 7% da população, embora seja difícil mapear o real número de pessoas que sofrem da doença, uma vez que ela está cercada de preconceitos e é difícil para o próprio doente confessar seu problema. Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres.


Quais são os sintomas?

Anorexia:
*Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
*Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal.
*Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
*Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
*Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
*Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
*Depressão profunda.
*Tendências suicidas.
*Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
*Obstipação grave.

Bulimia:

*Preocupação exagerada com a forma e o peso do corpo, ocasionada por percepção distorcida do peso e das formas do corporais;
*Ingestão, em um período limitado de tempo, de quantidade de alimentos muito maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar e sob circunstâncias similares;
*Sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar o que ou quanto está comendo;
*Auto-indução de vômito e/ou uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas ou outros medicamentos
*Jejuns ou exercícios excessivos.

Como evitar?

Anorexia:
O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm sido paliativos. As mais recomendadas são os antidepressivos tricíclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso). Os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. É bom ressaltar que os pacientes com anorexia têm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa. O problema é que apesar da fome se recusam a comer. As psicoterapias podem e devem ser usadas, tanto individuais como em grupo ou em família.A indicação dependerá do profissional responsável. Por enquanto não há uma técnica especialmente eficaz. Forçar a alimentação não deve ser feita de forma rotineira. Só quando o nível de desnutrição é ameaçador. Forçar alimentação significa internar o paciente e fornecer alimentos líquidos através de sonda naso-gástrica. Geralmente quando se chega a isso torna-se necessário também conter (amarrar) o paciente no leito para que ele não retire a sonda."

Bulimia: Uma diminuição na ênfase da aparência física, tanto no aspecto cultural como familiar, pode eventualmente reduzir a incidência desses quadros. É importante fornecer informações a respeito dos riscos de regimes rigorosos para obtenção de uma silhueta "ideal", já que eles desempenham um papel fundamental no desencadeamento dos transtornos alimentares.



Uma dica Shake-Maníaca:



Lembre-se, gente: Nada o que foi dito nessa postagem pode ser substituído há uma visita ao médico ;)



Enfim, espero que vocês tenham gostado e se informado mais! E, se você ainda quiser participar da campanha, você tem até o dia 01/05 pra se inscrever e participar! É só deixar um comentário com o seu nome e o nome do seu blog e pronto! Você já está! E, depois, é só colocar este selo no seu blog:




Um beijo pra vocês! Espero que vocês tenham gostado! ;*




13 comentários:

Amanda disse...

Olá querida obrigada por visitar meu blog e comentar.

Que bom que foi útil a minha dica sobre as fotos ^^ e que bom qeu gostou do WF

Vou dar uma olhada na Campanha tá?

:*

Amanda disse...

Estou participando da campanha, com certeza!

Monique Dieli Chiarentin disse...

Oi *-* Estou participando da campanha também!
Estou seguindo teu blog, se quiser me siga de volta (:

bjs teenagedreamsbymoni.blogspot.com

Aline Rodriguesz disse...

Olá adorei o blog e já estou seguindo!!

Entre lá no http://cuxixodegarota.blogspot.com/
E nos siga também?

beijinhoos^3^

Arte Com Quiane disse...

Oi flor, muito legal seu post, é difícil para nós mulheres olhar capas e mais capas de revista e querer ficar parecida com esse tipo de imagem que não é real...aí sem perceber embarcamos nessa de bulimia e anorexia. e isso não é coisa só de adolescente nao...

Seu post no blog foi publicado hoje, e obrigada pela gentileza de colocar o meu link no seu blog tbm!
um beijo parceira!!! *Ü*

Sunny disse...

Que legal o post!
E Que perfeito esse blog, realmente, amei!
to te seguindo, poderia fazer o msm?
bombadeglitter.blogspot.com/

Sunny disse...

houve um probleminha lá nos comentários do sorteio do BG... vc é o número 8 ok? (:

Ray Ribeiro disse...

Muito legal o post! Esse é um asssunto muito importante mesmo!

Amei aqui e já estou seguindo! Segue o meu tbm? Aceita parceria? Beijos,

http://blahblahblahpop.blogspot.com

Dry Lima disse...

Obrigada *-*
Haha magina, a escola tambpem me mata, afinal, acho que ela mata qualquer um né?
Adorei o post e é super informativo, eu não sabia de várias coisas que li agora.
Espero te ver sempre lá no PG.
Beijos,
http://paradiisegirls.com

Aline Rodriguesz disse...

Oie!!

Vc também tah linda na fotooo!

Pois é, essas doenças são muito graves e realmente precisam ser tratadas com muita precaução!!

Beijiinhoos

Alair Silva disse...

È legal relatar esses assuntos.
Amei o espaço.
http://layalair.blogspot.com/

Cynthia. disse...

Acho muito importante esse tipo de informação. Já cheguei a sentir na pele um pouco desse transtorno, felizmente não chegou a avançar a ponto de virar uma doença. Entretanto, não é algo qu edeve ser esquecido jamais por qualquer pessoa. Está muito ligado à baixa autoestima que, por mais campanhas que se façam, a própria mídia colabora para esse tipo de transtorno.

Enfim, parabéns pela iniciativa de falar sobre esse assunto! É muito importante as meninas estarem ligadas nisso, principalmente aquelas que tentam partir pros transtornos alimentares como forma rápida de emagrecimento (e que não funciona).

Gostei muito, estou seguindo ;)

Abraços,

http://ninanoespelho.blogspot.com

Dry Lima disse...

Hey, eu estou participando da campanha Por um mundo de corpos iguais.
Tem post novo no PG.
Beijos,
http://paradiisegirls.com