Dia Hallowen 1 - O que é o Halloween?

Hoje no nosso primeiro dia de comemoração do Halloween, teremos um pequeno texto - tirado da Wirkipédia, confesso :P - pra mostrar a você o que é essa data que as blogueiras tanto gostam de homenagiar. Está ai pra vocês o que é o Halloween. >:)






"A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão(samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

Origem Pagã
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davamo ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Católica
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses ([[Panteão(Roma)Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween". "

Origem: Wirkipédia

Legal, né? Gostaram da minha "Piada do Dementador"? ;D

PS: Para as pessoas que não leram o post passado, atenção!:
Vocês tem até amanhã pra se inscrever e mandar na mesma hora o texto pro concurso. É MUUUITO fácil: Se inscreve ai pelos comentários com os seguintes dizeres:
-Nome
-Blog
-Concurso melhores histórias

E me envia pelo e-mail do blog: shake-girls@hotmail.com E, pra quem se inscreveu no concurso e não mandou o texto, mande até o dia 28!! É O ÚLTIMO DIA!! :D E, sem falar que eu fui destaque no Garotas Clichê! Entrem lá e olhem! www.garotascliche.blogspot.com

Posted By: Ana Clara

6 comentários:

Garotas Cliche disse...

Amo halloween, adoro as festas

MireliSantana disse...

Nome: Mireli
Blog: Desneurando
Concurso melhores historias

Mandarei o mais rápido possível :*

Rafaella Maia disse...

Olá Clara! Obg pela visita :) Achei incrível a sua programação de Halloween, principalmente o concurso!
É uma pena que não sou muito boa de histórias, se não com certeza participaria. Sucesso, Beijo ;*

Rafaella Maia // euqueroserpop.blogspot.com

Babi - L.Naru disse...

Olá Clara!
Sou a dona do Blog Garota Fashion e obrigada pela visita lá no blog (:
Seu blog é lindo, parabéns!
Eu não vou participar do concurso pq meus dias são mto agitados e tenho vários compromissos, se não eu participaria. Mas minha amiga Bianca q posta lá no blog, acho q vai querer! Eu falo com a Bibis e ela poderia reprensentar o GAROTA FASHION.
Aceita parceria? bjs

http://blogdagarotafashion.blogspot.com/

Garota Original disse...

desculpa nao ter mandado o historia,nao tava entranto no meu blog nem em nada so entrei agora
*tah
*bjs
*desculpa mas nao vai dar pra participar do concurso.

queen de sapatilha disse...

Amei a idéia da programação de Halloween
Passa no blog:queendesapatilha.blogspot.com
Está rolando um sorteio,corre e participa :*